sábado, 12 de julho de 2014

Ex-costureira de bairro estreia com sucesso na semana de Alta Costura

Imagine só, você ser uma costureira particular em Paris com uma lojinha pequena há 10 anos atrás e, agora, estrear e com aplausos na semana de moda mais importante, a Couture Fashion Week. Essa é a história de Stéphanie Coudert, que tinha seu ateliê e até se arriscava a fazer alta costura, já que estava em Paris (Para quem não sabe, não se pode fazer alta costura fora do território parisiense. Isso pois a Câmara Sindical de Alta Costura, na época da Segunda Guerra Mundial, com medo de que Hitler mude a "capital da moda" para Berlim, protegeu seu legado com uma lei que só permite ser chamado de alta costura o que foi feito em Paris. Se um botão for pregado fora de Paris, deixa de ser considerado alta costura. Espertinhos, não?).




Stéphanie estreou neste último domingo, (06/07) e com muitos elogios. Seu ateliê fica na parte norte de Paris, em Belleville e suas 30 clientes regulares, eram conhecidas do bairro que ouviram falar se seu trabalho, além de algumas turistas enviadas por algum grande hotel.

"Fazia alta-costura, mas em sigilo", diz Coudert, que tem 39 anos e longos cabelos escuros. Sua credencial: "uma mulher, um vestido".  O desfile, que foi uma demostração da elegância à francesa sem cair no óbvio, com uma silhueta feminina, mas não sexy, foi organizado na mesma mansão que atualmente se apresentam Valentino e outras grandes grifes. Aliás, a  mansão do século 19 que pertenceu à família Rothschild, é um deslumbre e claro, um cenário perfeito para começar com o pé direito.

A estilista apresentou 20 looks para a temporada de inverno. Quando perguntada sobre seu estilo, fala em volume, estrutura e movimento. Coudert fez muita ginástica e continua patinando no gelo, e diz ser "sensível ao porte da bailarina". Então somos duas, colega!

Diferente de muitos estilistas, seu processo criativo não começa pelo desenho, mas sim "esculpindo em um manequim". Sua moda, seja para o dia, noite ou esporte, pretende ser fácil de usar. "Temos que cultivar a elegância à francesa", diz.

"É uma história incrível, digna de uma novela", diz o presidente da Federação Francesa de Costura, Didier Grumbach. "É impressionante: o resultado de seu trabalho é a verdadeira elegância".

Abaixo, alguns dos looks apresentados por Coudert. Confira!











Fonte: UOL Mulher/ Fotos: Getty Images. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...